Mestre em Sociobiodiversidade e Tecnologia Sustentável - Unilab-CE (2023) Graduado em Farmácia pela Uninassau (2023). Pós graduado em Biotecnologia e Biologia Molecular UECE (2022). Pós graduado em Farmacologia Clínica pela Uni ateneu (2019). Graduado em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2017) . Tem experiência em Ensino na Educação Básica (Ciências e Biologia), atuando como professor de Ensino Fundamental e Médio. Fui integrante do Grupo de Pesquisa - POLIFIBAN (Polifenóis, antioxidantes e Vitamina C na saúde) e bolsista Funcap. Atuo nas seguintes linhas de pesquisa: Uso racional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Cuidado Farmacêutico. Biotecnologia. Farmacologia. Biologia Geral.
Francisco Iuri da Silva Martins
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Graduando em Farmácia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Foi bolsista, voluntário e colaborador de pesquisa e de extensão. Atualmente é bolsista PIBIC/UNILAB, cujo projeto tem como objetivo comparar a qualidade de vida e de sono entre estudantes brasileiros e internacionais.
José Aurélio de Almeida Martins
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Graduando em Farmácia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC do projeto denominado "Estudo da influência do sexo em camundongos submetidos ao modelo de autismo induzido por separação materna". Integrante do Grupo de Pesquisa e Extensão em Utilização de Medicamentos (GPUMED). Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Saúde Pública (GPESP). Presidente da Liga Acadêmica de Farmácia Clínica (LIAFAC). Possui interesse pela área de Saúde Mental e Neuropsicofarmacologia. Atualmente, atua como monitor voluntário na disciplina de Farmacologia Geral.
Doutor em Biotecnologia (área de concentração: Saúde) pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário SENAC (2019) e Bacharel em Nutrição pela Universidade Estadual do Ceará (2014). Membro do Grupo de Pesquisa Inovação Biotecnológica em Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Trabalhou como pesquisador na empresa GreenBean Biotecnologia, desenvolvendo trabalhos de clonagem e produção de proteínas heterólogas por meio de sistema de expressão transiente em plantas. Professor das disciplinas de Biologia Molecular dos cursos de Especialização em Biotecnologia e Biologia Molecular Aplicadas à Saúde e do curso de Especialização em Análises Clínicas e Gestão da Qualidade em Laboratórios. Tem experiência em produção de proteínas recombinantes para aplicação biotecnológica em doenças tropicais negligenciadas. Experiência ainda em análise da expressão gênica em modelos experimentais de doenças crônicas não-transmissíveis. Temas de interesse: bioquímica e biologia molecular aplicadas; interface sistema imune x nutrição.
Doutor e mestre em bioquímica (Universidade Federal do Ceará), biólogo (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte). Possui experiência na área de biologia geral, fisiologia geral, patologia do diabetes e obesidade, microbiologia geral (com ênfase em microrganismos patológicos ao ser humano) e biorremediação de solos e águas poluídas. Também possui vasta experiência na prospecção e caracterização de biomoléculas naturais com atividade biológicas de interesse clínico. Pesquisador do Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular e do grupo de pesquisa intitulado Inovação Biotecnológica em Saúde. Trabalha atualmente na produção de teste diagnóstico para vírus de importância clínica (flavivírus e SARS-CoV-2) e produção de imunizantes contras vírus de importância clínica (flavivírus e SARS-CoV-2).
Luanne Eugênia Nunes
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Estadual da Paraíba (2011) e mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual da Paraíba (2014). Doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco (2019). Tem experiência na área de determinação da atividade biológica de produtos naturais, com ênfase na obtenção de moléculas bioativas com ação antimicrobiana. Atualmente é professora adjunta do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB.
Maria do Socorro Moura Rufino
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Desde a graduação (Engenharia Agronômica) dedica-se ao estudo de compostos bioativos presentes nas frutas tropicais e seus temas adjacentes. Teve como objeto de seu mestrado o estudo de compostos nutritivos presentes no cajuí. Em 2008 concluiu seu doutorado, incluindo Estágio Doutorando no Exterior em Bioquímica da Nutrição no Dept. de Metabolismo e Nutrição (ICTAN/CSIC), Madri (ES). Em 2010 foi reconhecida com o Prêmio Capes de Tese/2009, pela pesquisa inédita sobre compostos bioativos, fibra dietética e atividade antioxidante em frutas tropicais. Em 2010 realizou Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFC. Atualmente é Professora Associada (ingresso em 2012) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), instituição pública federal que tem como missão a cooperação internacional com os países da CPLP. É Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação MASTS/Unilab. Participou de 2012 a 2014 na gestão da Universidade, assumindo Cargos de Direção, dentre eles a Coordenação de Pesquisa e Pós-graduação, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e Pró-Reitoria de Relações Institucionais. Líder do grupo de pesquisa POLIFIBAN/CNPq (Polifenóis, antioxidantes e fibra dietética na saúde). Entre os recentes trabalhos, destacam-se: participação como autora de capítulo de livro pela Royal Society of Chemistry, Cambridge (UK); participação como autora de capítulo de livro pela Elsevier (RJ); Prêmio Luis Noé Fernández, grupo Antioxidantes-Fibra, Fundação Alimerka, Espanha; palestras e cursos ministrados no Brasil e exterior. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioquímica dos Alimentos, Compostos Bioativos Dietéticos (polifenóis e fibras), Saúde pública e Segurança alimentar e nutricional. Gestora do Laboratório de Bioquímica (IDR-Unilab). Membro da Câmara de Ciências Agronômicas e Veterinárias (CAV/FUNCAP). Consultora Ad hoc da FUNCAP e FAPESB. Membro do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis/INEP).
Jeferson Falcão do Amaral
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Professor Adjunto Classe C4 da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (2000), Mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2004) e Doutorado em Farmacologia pela mesma Universidade (2010). Especialista em Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior-IES (FAMETRO). Especialista em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica (IPOG). Terapeuta Integrativo - Acupuntura auricular, Auriculoterapia, Ventosaterapia Clínica, Massoterapia Clínica, Shiatsu, Reflexologia podal e Quiropraxia Seitai/New Seitai (Harmony Terapias). Formação e Especialização em Acupuntura em andamento (ABA). Especialização em Fitoterapia e Prescrição de Fitoterápicos em andamento (Faculdade Metropolitana). Especialização em Saúde Mental em andamento (FAVENI). Curso de Formação em Psicanálise Clínica em andamento (Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica - IBPC). Professor do Curso de Farmácia ICS/UNILAB (Semiologia Farmacêutica, Farmácia Clínica, Estágio em Assistência Farmacêutica, Estágio em Farmácia Clínica, Deontologia e Introdução ao Curso de Farmácia). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Saúde da Família (PPGSF / RENASF / FIOCRUZ). Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS/UNILAB). Professor Orientador TCCs da Residência Uni/Multiprofissional da ESP-CE (TEMA: Saúde Mental/Coletiva). Coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Utilização de Medicamentos (GPUMed - UNILAB). Professor/Orientador da Liga Acadêmica de Farmácia Clínica (LIAFAC/Curso de Farmácia/ICS). Coordenador do Polo EAD de Redenção-CE (IEAD/UNILAB). Farmacêutico Clínico do Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS/ICS/UNILAB). Membro da Comissão Técnica Assessora de Educação Farmacêutica (CRF-CE). Membro da Comissão Técnica Assessora de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - PICS (CRF-CE). Membro efetivo da Câmara de Ciências Médicas e da Saúde da FUNCAP. Tem experiência na área de Gestão Acadêmica e Gestão da EAD. Tem experiência na área da Saúde (Farmácia Clínica, Assistência Farmacêutica, Terapias Integrativas, Consultório Farmacêutico, Prescrição Farmacêutica e Ensino). Atua como Pesquisador e Extensionista nas seguintes linhas de estudo: Farmácia Clínica; Cuidado Farmacêutico; Saúde Mental e Neuropsicofarmacologia; Uso Racional de Medicamentos/Plantas Medicinais/Fitoterápicos, Terapias Integrativas, Educação/Promoção da Saúde e Assistência Farmacêutica.
O objetivo deste trabalho foi analisar, conforme a literatura, se as plantas medicinais que estão descritas nos rótulos das garrafadas tratam a patologia informada, através da declaração espontânea dos feirantes. Foi realizada uma coleta de 10 garrafadas de plantas medicinais que foram escolhidas de forma aleatória, com finalidades terapêuticas diversas e com os rótulos legíveis. Estas foram adquiridas com recursos financeiros próprios para a realização deste estudo. As garrafadas ainda foram analisadas para a construção de tabelas com a identificação do nome científico, nome popular, as partes de uso de cada espécie de planta, verificando se a finalidade de cada uma delas corresponde com a patologia descrita nos rótulos das garrafadas que foram analisadas. Ainda, foram realizadas buscas nas bases de dados e confrontadas as informações coletadas com a literatura vigente. As pesquisas mostraram que o uso das garrafadas pode causar reações adversas e/ou intoxicações, podendo vir a ser um problema de saúde pública relevante. Infere-se que para que não ocorram reações adversas, é necessário a realização de um trabalho de educação em saúde e de sensibilização com os raizeiros e com a população, por profissionais especialistas em plantas medicinais, como os Farmacêuticos.
Referências
Moraes EF, Mezzomo TR, Oliveira VB. Conhecimento e uso de plantas medicinais por usuários de unidades básicas de saúde na região de Colombo, PR. Rev Bras Ciênc Saúde. 2018; 22 (1): 57-64. [https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2018v22n1.30038].
Griz SAS, Matos-Rocha TJ, Santos AF, Costa JG, Mousinho KC. Medicinal plants profile used by the 3rd District population of Maceió-AL. Braz J Biol. 2017; 77(4): 794-802. [https://doi.org/10.1590/1519-6984.01116].
Passos MMB, Albino RC, Feitoza-Silva M, Oliveira DR. A disseminação cultural das garrafadas no Brasil: um paralelo entre medicina popular e legislação sanitária. Saúde Debate. 2018; 42 (116): 248-262. [https://doi.org/10.1590/0103-1104201811620].
Mattos G, Camargo A, Souza CA, Zeni ALB. Plantas medicinais e fototerápicas na atenção primária em saúde: percepção dos profissionais. Ciênc Saúde Colet. 2018; 23 (11). [https://doi.org/10.1590/1413-812320182311.23572016].
Pires IFB, Sousa AA, Lima CA, Costa JD, Feitosa MHA, Costa SM. Plantas medicinais: cultivo e transmissão de conhecimento em comunidade cadastrada na Estratégia Saúde da Família. Rev Bras Pesq Saúde. 2016; 18(4): 37-45. [https://periodicos.ufes.br/rbps/article/view/16729/11559].
Alves CAB, Silva S, Belarmino NALA, Souza RS, Silva DR, Alves PRR, et al. Comercialização de plantas medicinais: um estudo etnobotânico na feira livre do Município de Guarabira, Paraíba, nordeste do Brasil. Gaia Scientia. 2016; 10 (4): 390–507. [http://dx.doi.org/10.21707/gs.v10.n04a31].
Lopes GFG, Pantoja SCS. Levantamento das espécies de plantas medicinais utilizadas pela população de Santa Cruz – Rio de Janeiro-RJ. Rev Eletr Novo Enfoq. 2013; 16 (16): 62-80. [http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=1709].
Bueno MJA. Manual de plantas medicinais e fitoterápicos utilizados na cicatrização de feridas. Pouso Alegre; 2016. xiv, 118f. Dissertação de Mestrado [em Ciências Aplicadas à Saúde] - Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVAS, Pouso Alegre, MG, 2016.
Gil AC. Como elaborar projetos de pesquisa. 6th ed. São Paulo: Atlas; 2017.
Badke MR, Barbieri RL, Ribeiro MV, Ceolin T, Martínez-Hernáez A, Alvim NAT. Significados da utilização de plantas medicinais nas práticas de auto atenção à saúde. Rev Esc Enferm USP. 2019; 53: 1-8. [https://doi.org/10.1590/S1980-220X2018047903526]
Gan JJ, Liu C, Li H, Wang S, Wang Z, Kang Z, et al. Accelerated wound healing in diabetes by reprogramming the macrophages with particle-induced clustering of the mannose receptors. Biomaterials. 2019; 216: 119-340. [https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31357007/]
Medeiros ALA, Câmara YB, Cardoso MGA, Melo TCS, Freire AS. Influência de extratos de folhas e frutos de Azadirachta indica A. Juss em sementes de Leucaena leucocephala (Lam.) R. de Wit; 2017. Anais II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido: Realize Eventos Científicos e Editora.
Falcão TR, Rodrigues CAO, Araújo AA, Medeiros CACX, Soares LAL, Ferreira MRA, et al. Crude extract from Libidibia ferrea (Mart. ex. Tul.) L.P. Queiroz leaves decreased intra articular inflammation induced by zymosan in rats. BMC Complement Altern Med. 2019; 19(1): 47. [https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30755211/]
Santana GS, Oliveira Filho JG, Egea MB. Características tecnológicas de farinhas vegetais comerciais. Rev Agric Neotrop. 2017; 4(2): 88-95. [https://doi.org/10.32404/rean.v4i2.1549]
Araújo JMD, Silva AP, Cândido MB, Silva TWM, Andrade Júnior FP. Ethnopharmacological study of Anacardium occidentale: a brief review. Res Soc Dev. 2020; 9(8). [https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5802]
Moura MHC, Cunha MG, Alezandro MR, Genovese MI. Phenolic-rich jaboticaba (Plinia jaboticaba (Vell.) Berg) extracts prevent high-fat-sucrose diet-induced obesity in C57BL/6 mice. Food Res Int. 2018; 107: 48-60. [https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29580510/]
Lee WY, Lee CY, Kim YS, Kim CE. The Methodological Trends of Traditional Herbal Medicine Employing Network Pharmacology. Biomolecules. 2019; 9(8): 362. [https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31412658/]
Prado MASA, Matsuok JT, Giotto AC. Importância das Farmácias Vivas no âmbito da produção dos medicamentos fitoterápicos. REIS. 2018; 1(1): 32–37.
Cardoso IC, Pereira HMG, Tappin MRR, Behrens MD. Influência da técnica de extração e do tamanho de partícula do material vegetal no teor de compostos fenólicos totais da tintura das folhas de Alpinia zerumbet. Rev Fitos. 2017; 11: 62-68. [https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/21132]
Gonçalves FS. Mecanismos de ação relacionados a atividade antiúlcera de Kalanchoe pinnata. São Paulo; 2017. Tese de Doutorado [Programa de Pós-Graduação em Fármacos e Medicamentos] - Universidade de São Paulo, USP, São Paulo; SP. 2017.
Fadin DA. Aspectos da biologia e do controle químico de Spermacoce verticillata L. Araras. 2017. Dissertação de Mestrado [Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Ambiente] - Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Araras, SP, 2017. [https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9485?show=full].
Bandeira MGL, Rebouças GG, Oliveira-Filho RD, Abrantes MR, Silva MDC, Silva JBA. Perfil de sensibilidade de Staphylococcus spp. isolados de alimentos de origem animal ao extrato bruto e a fração proteica obtida de Lippia alba (Mill.) N.E. Brown. Rev Bras Med Vet. 2016; 38(2): 163-167. [https://bjvm.org.br/BJVM/article/view/227/150].
Barbosa GCL, Ferraz JL, Alves LA. Impactos de medicamentos benzodiazepínicos na qualidade de vida de pessoas portadoras de transtorno de ansiedade generalizada. Res Soc Dev. 2021; 10(15). [http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i15.23202].
Holz DT, Vogel-Ely C, Muller NTG, Fasolo D. Conhecimento empírico versus conhecimento científico e análise fotoquímica de espécies medicinais cultivadas por uma associação de Santo Ângelo, Rio Grande do Sul. Rev Biocienc. 2013; 19(1): 12-23. [https://periodicos.unitau.br/ojs/index.php/biociencias/article/view/1661/1183].
Moghim H, Taghipoor S, Shahinfard N, Kheiri S, Heydari Z, Rafieian S. Antifungal effects of Alliumas calonicum, Marticaria chamomilla and Stachys lavandulifolia extracts on Candida albicans. J HerbMed Pharmacol. 2014; 3(1): 9-14. [https://herbmedpharmacol.com/Article/JHP_20150527121021].
Informe um erro Deprecated: urlencode(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /sites/producao/revistafitos.far/revistafitos_3405/plugins/generic/coins/CoinsPlugin.php on line 131