Graduanda em Ciências Biológicas, com ênfase em Biotecnologia no Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO). Estagiou no Laboratório de Anatomia Vegetal do Museu Nacional (UFRJ). Atualmente desenvolve pesquisas na área de Prospecção Tecnológica de produtos naturais vegetais relacionado à mastite bovina.
Prof. Gustavo Henrique Santos de Carvalho
Rio de Janeiro State University – UERJ-ZO, Campo Grande, Zip Code 23070-200, Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário da Zona Oeste(2021) e ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Castro e Silva - SOMEC(2012).
Dr.ª Maria Cristina de Assis
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ-ZO, Campo Grande, CEP 23070-200, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Atualmente é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Campus Zona Oeste e docente permanente do Programa de Pós-graduação Ciência e Tecnologia Ambiental. Possui Pós-doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-2007), Doutorado em Ciências (Microbiologia) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-2003), Mestrado em Bacteriologia Clinica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000). Atua principalmente nos seguintes temas: biotecnologia ambiental, ciências ambientais com foco em estudo de fatores de virulência e de resistência de bactérias oportunistas de relevância na saúde humana e animal e bioprospecção de compostos vegetais com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antimicrobianas.
Dr.ª Renata Angeli
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ-ZO, Campo Grande, CEP 23070-200, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Possui graduação em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Desenvolveu seu projeto de pós-doutorado na área de Propriedade Intelectual, Inovação Tecnológica e Transferência de Tecnologia na Agência de Inovação da UFRJ onde participou de processos de avaliação de tecnologias na área biomédica para seu patenteamento, busca e redação de patentes, negociações com empresas, além de ministrar palestras para a difusão da Propriedade Intelectual da universidade. Desde 2014 é Professora Associada da UERJ atuando nos temas: propriedade intelectual, empreendedorismo, patentes, biotecnologia e monitoramento tecnológico. É professora permanente do Mestrado Profissional em Ciência Ambientais da UERJ onde ministra a disciplina de Legislação Ambiental e Empreendedorismo e do Mestrado Profissional em Rede Nacional de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação PROFNIT onde ministra a disciplina de Propriedade Intelectual e Políticas Públicas para Inovação. E é professora colaboradora do Mestrado em Telessaúde e Telemedicina da UERJ. Desenvolveu junto ao Sebrae o projeto de Bioeconomia baseado em criar um ambiente de empresas de base biotecnológica em parceria com as universidades. É bolsista Prociênica (UERJ) com o projeto intitulado:DA BANCADA A STARTUP: PROMOÇÃO DA INOVAÇÃO E DO EMPREENDEDORISMO INOVADOR EM BIOTECNOLOGIA NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE EMPREENDEDORA. Coordenada o grupo de pesquisa: Movimento da Universidade para o Desenvolvimento, Empreendedorismo e Inovação (MUDEI). É pesquisadora e palestrante nos temas Inovação, Empreendedorismo, Universidade Empreendedora, Propriedade Intelectual, Startups. Atualmente é assessora da Diretoria de Tecnologia da FAPERJ
Dr.ª Cristiane Pimentel Victorio
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ-ZO, Campo Grande, CEP 23070-200, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e mestrado e doutorado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004/2008). Na área de Educação concluiu uma pós-graduação (latu-sensu) sobre o uso de trilhas interpretativas no Ensino de Botânica, pela UERJ e tem projetos de popularização da ciência e educação ambiental em escolas do município do Rio de Janeiro. Atuou no Projeto Hortas Escolares da Prefeitura do Rio de Janeiro e tem projetos de extensão que acontecem em espaços extraclasses de escolas: horta, hidroponia e aquaponia. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Biotecnologia Vegetal e Ambiental, atuando nos seguintes temas: cultura de tecidos vegetais, anatomia e fisiologia vegetal, fitoquímica e fitorremediação. Durante o mestrado, fez estudos de cultura de tecidos vegetais relacionando aspectos fisiológicos e biofísicos, como hormônios vegetais, luz, radiação UV e o desenvolvimento vegetal, anatomia vegetal e fitoquímica. No doutorado, avaliou a produção de metabólitos especiais em plantas: flavonoides e óleos essenciais, além de atividades biológicas dos extratos vegetais. È professora de Biologia e Biotecnologia Vegetal da UERJ-ZO - Rio de Janeiro e integra o grupo docente do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia Ambiental.
A mastite bovina é uma inflamação na glândula mamária do gado leiteiro e afeta significativamente o setor de laticínio. O seu tratamento frequente é o uso de antibióticos, contudo estes ocasionam diversos problemas, como a formação de patógenos resistentes. Por isso, como alternativa de tratamento aplica-se às composições à de plantas medicinais. O Brasil está entre os primeiros no ranking da criação de gado ao mesmo tempo que possui uma ampla biodiversidade e o conhecimento sobre as propriedades terapêuticas das plantas é bastante difundido. Por conseguinte, o estudo consiste em uma análise patentária, na qual se realizou um mapeamento tecnológico de pedidos de patentes no banco de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Foram registrados 109 pedidos de patentes relacionados à mastite, sendo 17 pedidos de patentes sobre plantas medicinais para tratar mastite. O Brasil foi o maior depositante de pedidos de patentes com 37, seguido dos Estados Unidos com 22 pedidos. A Classificação Internacional de Patente mais frequente foi A61K31. As empresas são as principais depositantes, mas as Instituições de Ciências e Tecnologia apresentaram significativa participação entre os pedidos de patentes que continham plantas medicinais em sua composição.
Referências
Ashraf A, Imran M. Causes, types, etiological agents, prevalence, diagnosis, treatment, prevention, effects on human health and future aspects of bovine mastitis. Anim Health Res. 2020; 21(1): 1-14. Available in: [https://doi.org/10.1017/S1466252319000094].
Caetano W, Nakamura CV, Silva Junior RC, Pozza MSS, Campanholi KSS, Morais FAP, Silva APAS, Rando FS, Yoshimura EH, Santos GT, Bidóia DL, Bruschi ML, Sato F, Hoshino LVC, Pires TY, Osorio JAC, inventors; Universidade Estadual de Maringá, assignee. Géis fotoativos à base de safranina, extrato de clorofilas e curcumina no tratamento e prevenção de mastite bovina. BR patent BR10 2020 006364 2. 2021 october 13.
Aguilar AP, Ribon AOB, Rossi CC, Muñoz GD, Diaz MAN, Lima S, inventors; Universidade Federal de Viçosa; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Universidade Federal de Minas Gerais, assignee. Composições domissaneantes à base de óleo de macaúba (Acrocomia aculeata) e extrato hexânico de raízes de Salvinia auriculata, produto e uso para prevenção e/ou controle de mastite bovina. BR patent BR1103394-0. 2013 July 23.
Gonçalves BVS, Barberini IR, Furtado SK. Etnoveterinária: a fitoterapia aplicada à medicina de animais de companhia. Rev Fitos. 2021; 15(supl.): 102-115. Available in: [https://doi.org/10.32712/2446-4775.2022.1182].
Araújo EF, Barbosa CM, Queiroga ES, Alves FF. Propriedade Intelectual: proteção e gestão estratégica do conhecimento. Rev Bras Zootec. 2010; 39: 1-10. Available in: [https://doi.org/10.1590/S1516-35982010001300001].
Paranhos RCS, Ribeiro NM. Importância da prospecção tecnológica em base de patentes e seus objetivos da busca. CP. 2018; 11(5): 1274-92. Available in: [https://doi.org/10.9771/cp.v11i5.2819].
Mangerona AM, Mangerona ACS, inventors; Vallee S/A, assignee. Composição farmacêutica, método para tratamento de processo infecciosos e ou inflamatórios e uso de papaína. BR patent BR9603224-3 A2; 1999 June 1.
Ninkov D, inventor; Ropapharm, assignee. Composição para aplicação tanto humana quanto veterinária, e, uso da mesma. MK patent MK9608841-9 A2; 1999 December 07.
Renault MJ, inventor; Laboratórios Pisa, assignee. Composição farmacêutica a base de extratos de plantas para tratar a mastite de animais domésticos, e, processo de fabricação da composição farmacêutica para tratar mastite em animais domésticos. MX patent patent MX9812449-8; 2001 november 27.
Ohashi JT inventor; João Takash Ohashi, assignee. Produto de origem vegetal selante do teto de animais em lactação para evitar a penetração de contaminantes e respectivo processo de fabricação. BR patent BR0300654-9 A2; 2003 July 15.
Awasthi A, Johnson A, Goswami J, Razzak M, Holmes R, inventors; Merial Limited, assignee. Vedador de bico de seio intramamário. BR patent BR0923252A2-4; 2016 November 01.
Fachin AL, Pereira AMS, Bertoni BW, Pina ES, Coppede JSilva, França SC, inventors; Associação de Ensino de Ribeirão Preto, Ouro Fino Participações e Empreendimento S/A, assignee. Associação farmacêutica fitoterápica, composição farmacêutica fitoterápica, processo de preparação de composição farmacêutica fitoterápica e seus usos veterinários. BR patent BR1005541-0; 2012 May 03.
Porto ALF, Lima GVM, Soares MTCV, Nascimento TP, Nascimento AKC, Andrade GR, inventors; Universidade Federal Rural de Pernambuco, assignee. Processo de obtenção de um novo bactericida a partir do látex de mangabeira (Hancornia speciosa Gomes). BR patent BR0 2013018181-1. 2016 September 13.
Silva DAR, Camera L, Sperotto VR, inventors; Fundação Universidade de Cruz Alta, assignee. Composição antisséptica para o tratamento da mastite bovina. Brazil patent BR 10 2013 011129-5. 2014 Dec. 23.
Diaz MAN, Albuquerque KRS, Muñoz GD, inventors; Universidade Federal de Viçosa; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Universidade Federal de Minas Gerais, assignee. Formulações farmacêuticas à base de óleos essenciais para uso como pós-dipping. Brazil patent BR 102019011895-4 A2. 2017 nov. 9.
Queiroz AAA, González MEL, Boutin L, Wanderley Neto ET, Hermeto AE, inventors; Universidade Federal de Itajubá, assignee. Segunda pele bovina com propriedades antimicrobiana e biodegradável para proteção do gado leiteiro contra a mastite. Brazil patent BR 10 2017 024154-8. 2019 June 04.
Oliveira M, Allievi GR, Lippert EA, inventors; Trio Química Industrial. Antisséptico para aplicação pós ordenha (pós-dip) em bovinos para o controle de mastite. Brazil patent BR 20 2018 010159-0. 2019 December 10.
Shilin Y, Zheong S, inventors; Schuan Inlu Write Pharmaceutical Technology, assignee. Uso de extrato de Pulsatilla chinensis na preparação de um medicamento para o tratamento de doenças virais e/ou bacterianas. Brazil patent BR 11 2020 015536-5. 2021 February 2.
Diaz MAN, Pizziolo VR, Purgato GA, Baeta JVPB, Muñoz GD, inventors; Universidade Federal de Viçosa; Universidade Federal de Minas Gerais, assignee. Formulação farmacêutica para prevenção ou tratamento de mastite bovina e usos. Brazil patent BR 10 2019 011895-4. 2020 December
Costa FFL, Costa FWL, inventors, Costa FFL, Costa FWL, assignee. Preparação medicinal à base de óleos essenciais para tratamento, prevenção e controle de mastite em animais domésticos. Brazil patent BR 10 2020 018323-0. 2021 June 22.
De Paula ACCFF, Teixeira RB, Nascimento GC, Pinheiro MLM, inventors; Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, assignee. Soluções fitoterápicas para pré e pós ordenha. Brazil patent BR 10 2021 009874-0. 2022 December 22.
Boelter R. Plantas medicinais usadas na medicina veterinária. 2th ed. São Paulo; Editora Andrei; 2003. ISBN:978-8574763804.
Silva CRA, Vidal CS, Victorio CP, Assis MC. Natural sanitizers pre- and post-milking in the prevention of bovine mastitis. Concilium; 2024, 24(12): 526–540. Available in: [https://doi.org/10.53660/CLM-3592-24M08].
Prof.ª Camila Silva Vidal
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ-ZO, Campo Grande, CEP 23070-200, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
https://orcid.org/0000-0003-2842-3059
Prof. Gustavo Henrique Santos de Carvalho
Rio de Janeiro State University – UERJ-ZO, Campo Grande, Zip Code 23070-200, Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
https://orcid.org/0000-0002-6808-1869
Dr.ª Maria Cristina de Assis
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ-ZO, Campo Grande, CEP 23070-200, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
https://orcid.org/0000-0002-6548-921X
Dr.ª Renata Angeli
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ-ZO, Campo Grande, CEP 23070-200, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
https://orcid.org/0000-0002-6548-921X
Dr.ª Cristiane Pimentel Victorio
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ-ZO, Campo Grande, CEP 23070-200, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
https://orcid.org/0000-0002-2815-3725
Informe um erro Deprecated: urlencode(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /sites/producao/revistafitos.far/revistafitos_3405/plugins/generic/coins/CoinsPlugin.php on line 131