O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Caracterização do perfil físico-químico dos extratos vegetais da Camomila (Matricaria  recutita L., Asteraceae)

    Natasha Alves Rocha

    Universidade Estadual do Piauí

    OrcID https://orcid.org/0000-0003-1337-2885

    Graduada em Química pela Universidade Estadual do Piauí (2016-2021). Pesquisadora no Programa de Bolsa de Iniciação Cientifica (2019-2020). Bolsista FNDE no Programa de Educação Tutorial em Química (2017-2021). Mestrado em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Estadual do Piauí (2021-2023). Doutorado em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos (2023-2027). Especialista em Química de Produtos Naturais com ênfase nas áreas de Bioprospecção Fitoquímica e Bioquímica Micromolecular de Micro-organismos. Atualmente é bolsista CAPES com pesquisas em andamento no Laboratório de Bioquímica de Micromolecular de Micro-organismos no departamento de química da Universidade Federal de São Carlos, desenvolvendo pesquisas relacionadas a elucidação por Espectrometria de Massas e por Ressonância Magnética Nuclear (1H e 13C) de moléculas antibióticas produzidas por micro-organismos de manguezais.

    Letícia Geovanna Cartonilho Siqueira

    Universidade Estadual do Piauí

    OrcID https://orcid.org/0000-0003-0603-4722

    Graduada em Química pela Universidade Estadual do Piauí.

    William da Silva Sousa

    Universidade Estadual do Piauí

    OrcID https://orcid.org/0000-0002-7652-3460

    Atualmente cursa licenciatura em química pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI.

    Girlene Soares de Figueirêdo

    Universidade Federal do Piauí

    OrcID https://orcid.org/0000-0002-6710-1549

    Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Piauí (2001) e mestrado em Biologia de Fungos pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Doutorado (2010) em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é professora Adjunto I da Universidade Federal do Piauí, junto ao Departamento de Parasitologia e Microbiologia. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Micologia.

    Johnnatan Duarte de Freitas

    Instituto Federal de Alagoas

    OrcID https://orcid.org/0000-0002-6977-3322

    Professor Titular da Coordenação de Química do Instituto Federal de Alagoas (IFAL/Maceió). Doutor e Mestre em Química e Biotecnologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduado em Licenciatura em Química (2001) e Licenciatura em Geografia (2023) pela UFAL. Atualmente é Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT (Chamada CNPq 08/2022) e líder do Grupo de Pesquisa em Síntese, Análises Químicas e Caracterização de Materiais (GSAQCM/IFAL - Campus Maceió), onde desenvolve trabalhos de Pesquisa Básica e Aplicada, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, orientando alunos de Iniciação Científica e Mestrado Profissional. A nível de Pós - Graduação stricto sensu, é membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais (Mestrado PPGTEC/IFAL - Campus Marechal Deodoro) e colaborador do Programa de Doutorado em Materiais da UFAL (PPG Materiais/UFAL - Campus Maceió). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica e Produtos Naturais. Atua também em Análise Instrumental e Caracterizações de Materiais, uma vez que é professor das disciplinas ofertadas nos cursos do IFAL e foi treinado e certificado pela Shimadzu do Brasil para operar e fazer manutenção básica em equipamentos das suas linhas de mais alta tecnologia, como Espectroscopia de Absorção Molecular (UV-VIS), Espectroscopia de Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), Cromatografia Gasosa Acoplada à Espectrometria de Massas (GC-MS), Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC), Termogravimetria Analítica (TG) e Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC), pela Tescan do Brasil em Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e pela Metrohm do Brasil em Cromatografia Iônica (IC) com destaque para análise no setor sucroenergético.

    Ticiano Gomes do Nascimento

    Universidade Federal de Alagoas

    OrcID https://orcid.org/0000-0002-3856-8764

    possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (1998), mestrado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (2004). Bolsista do CNPq em Produtividade, Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora nível 2 - CA 82. Pos-doc em purificação e identificação de metabólitos secundários da própolis vermelha de Alagoas usando CLAE-preparativo e GC-MS e LC-Orbitrap-FTMS. Estudos de fingerprinting, autenticidade e sazonalidade da própolis vermelha usando software de metabolômica (open Format) pela University of Strathclyde/Glasgow-UK. Professor Associado IV da Universidade Federal de Alagoas. Leciona nas disciplinas Farmacotécnica, Análises Farmacêutica, Controle de Qualidade de Fármacos e Medicamentos e Estágio curricular em Medicamentos / Alimentos. Foi coordenador do curso de Farmácia no período junho de 2006 a março de 2009. Orientador de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFAL, Programa de Pós-Graduação em Nutrição da UFAL e pelo PROFNIT - Polo UFAL. Atualmente é revisor da Revista Brasileira de Farmacognosia, Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, Journal of Thermal Analysis and Calorimetry, Journal of Chromatography B, Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis e Food Chemistry. Tem experiência na área de Farmácia Industrial, com ênfase em Desenvolvimento de Pré Formulados e Formulados Sólidos, e Semi-Sólidos, Estudo de Estabilidade de Medicamentos e Bioequivalência (etapa analítica); atuando principalmente com as seguintes técnicas analíticas: análise térmica (DSC, DTA, Termogravimetria), Infravermelho (Médio e NIR), Dissolução Intrínseca, Cinética e Perfil de Dissolução e CLAE (CLAE-UV-DAD, CLAE-UV-MS-MS). Vem atuando no desenvolvimento e validação de metodologias analíticas e produtos para saúde a base de própolis vermelha de Alagoas, própolis marrom-esverdeada de União dos Palmares, própolis verde de Minas Gerais, fitoterápicos Guaco (Mikania glomerata), Chambá (Justicia pectoralis), Unha de gato (Uncaria tomentosa), frutas tropicais Açaí (Euterpe oleraceae), plantas nativas (Moringa oleifera) e medicamentos sintéticos.

    Herbert Gonzaga Sousa

    Universidade Federal do Piauí

    OrcID https://orcid.org/0000-0001-8633-9918

    Formado em Licenciatura plena em Química pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI (2015.2). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica e Química de Produtos Naturais. Durante a graduação, foi bolsista no Programa de Educação Tutorial (PET-UESPI), no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-UESPI) e voluntário no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-UESPI), trabalhando com produtos naturais e plantas medicinais do Nordeste brasileiro. Possui mestrado em Química, com foco em Bioprospeccção fitoquímica pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI no ano de 2018 (mês Setembro). Atualmente, é aluno de Doutorado em Química na Universidade Federal do Piauí, integrando o Laboratório de Produtos Naturais (LPN-UFPI) e Núcleo de Investigação Aplicado às Ciências-NIAC. Durante o mestrado e o doutorado, adiquiri experiência em fitoquímica de plantas (espécies da família Combretaceae), utilizando técnicas clássicas e modernas (análises por cromatografia clássica e Cromatografia Líquida acoplada a Espectrometria de Massas Sequencial (LC-MS/MS)), Molecular Networking, Ressonância Magnética Nuclear (RMN).

    Gerardo Magela Vieira Junior

    Universidade Federal do Piauí

    OrcID https://orcid.org/0000-0001-8113-8957

    Possui Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Química e Mestrado em Química pela Universidade Federal do Piauí (Conceito CAPES 3 - 2005) e Doutorado e Pós-doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista (Conceito CAPES 7 - 2010). Atualmente é professor Associado III na Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portela, Teresina e Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) CNPq. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos cromatográficos (HPLC e CG/EM) e espectrométricos (UV, IV, RMN e EM), para isolamento e identificaçao de metabólitos secundários (especiais) de plantas e anfíbios. Atuando com os gêneros de plantas Combretum, Couepia, Mimosa, Protium, Dipteryx e Casearia e com sapos dos gêneros Rhinella e Rhaebo, e paralelamente em parceria com outros grupos de pesquisa que realizam atividade citotóxica, anti-hipertensiva, antifúngica e antimalárica.

    Beneilde Cabral Moraes

    Universidade Estadual do Piauí

    OrcID https://orcid.org/0000-0003-3642-916X

    Graduação em Química (Licenciatura e Bacharelado) e mestre em Química Analítica pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Doutora em Geografia (na área de Geografia Física com estudos em geoquímica e geomorfologia de depósitos sedimentares) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Lider do Núcleo Interdisciplinar para Estudos em Recursos Minerais, Meio Ambiente e Arqueometria - NIERMA e membro do grupo de Pesquisa em Educação Química (GPEQUIM - UESPI).Tem experiência em Química Analítica e Geoquímica, atuando especialmente nos temas: Arqueometria, Geoquímica de Sedimentos Arqueológicos, Caracterização Mineral e Ensino de Química.

    Valdiléia Teixeira Uchôa

    Universidade Estadual do Piauí

    OrcID https://orcid.org/0000-0001-8080-6335

    Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Piauí (2000), Mestrado em Química e Biotecnologia (2004) e Doutorado em Ciências: Química e Biotecnologia (2009) pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Docência do Ensino Superior - FSA (2008). Especialista em Controle de Qualidade de Alimentos (2013). Atualmente é Professor Doutor Associada I da Graduação e Pós-Graduação em Química da Universidade Estadual do Piauí - Departamento de Química - CCN. Sub Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Química. Coordenadora e Professora do Programa de Pós-Graduação de Biotecnologia UECE/UESPI. Tutora do Programa PET-QUÍMICA-UESPI. Tem experiência na área de Química, Bioquímica e Bromatologia com ênfase em Química orgânica e Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino e Pesquisa em Química, Fitoquímica, Análise de alimentos e Bioquímica. 


Palavras-chave

Resumo

Dentre as plantas medicinais mais conhecidas no mundo, encontra – se a Matricaria recutita L. Asteraceae, popularmente conhecida como camomila que está relacionada ao conceito de calmante, antiespasmódico, anti-inflamatório, entre outros. Das formas de utilização da camomila, predomina-se o consumo através de chás, as plantas medicinais são muito utilizadas, e para prevenir efeitos colaterais, o presente projeto avaliou experimentalmente, por meio de ensaios físico – químicos clássicos, a qualidade e as características físico-químicas dos extratos vegetais da M. recutita, comercializados em lojas de produtos naturais na cidade de Teresina – Pi, verificando sua adequação às exigências da RDC nº 26 de 2014. Realizou-se: análise das matérias-primas vegetais, rótulos e folheto informativo, produção de extratos, análise colorimétrica, teor de umidade, teor de matéria estranha e teor de cinzas totais. Todas as amostras demonstraram descumprimento de padrões de embalagem de acordo com a RDC vigente. Para a análise colorimétrica as amostras indicaram coordenadas concordantes entre si. Para teor de umidade, cinzas totais, matéria estranha e análise de pH todas as amostras encontram-se dentro dos níveis estabelecidos. Conclui-se que as amostras de camomila atendem às exigências de comercialização e produção determinadas pela RDC nº 26 de 2014 da ANVISA.

Referências

  1. Falkowski GJS, Jacomassi E, Takemura OS. Qualidade e autenticidade de amostras de chá de camomila (Matricaria recutita L. – Asteraceae). Rev Inst Adolfo Lutz. 2009; 68(1):64-72. [https://doi.org/10.53393/rial.2009.v68.32744].
  2. Amaral W, Deschamps C, Machado MP, Koeler HS, Scheer AP, Côcco LC. Desenvolvimento da camomila, rendimento e qualidade do óleo essencial em diferentes idades de colheita. Rev Bras Pl Med. 2014 Apr; 16(2): 237-42. Available from: [https://doi.org/10.1590/S1516-05722014000200011].
  3. Fernandes CPM, Félix SR, Nobre MO. Toxicidade dos fitoterápicos de interesse do SUS: uma revisão. Semin Cienc Biol Saúde [Internet]. 24 nov. 2016; 37(1): 91-104. [citado em: 20 jan. 2024]. Disponível em: [https://doi.org/10.5433/1679-0367.2016v37n1p91].
  4. Ianck, Melissa A, et al. Conhecimento e uso de plantas medicinais por usuários de unidades básicas de saúde na região de Colombo-PR. Rev Saúde Desenvol. Curitiba. Ago. 2017. 11(8): 29-30. [https://doi.org/10.1590/S0103-73312021310218].
  5. Pedroso RS, Andrade G, Pires RH. Plantas medicinais: uma abordagem sobre o uso seguro e racional. Physis [Internet]. 2021; 31(2): e310218. Available from: [https://doi.org/10.1590/S0103-73312021310218].
  6. Srivastava JK, Gupta S. Health promoting benefits of chamomile in the elderly population. In: Watson RR (Ed.). Complementary and alternative therapies and the aging population an evidence-based approach. San Diego, USA: Academic Press Inc. 2010. [https://doi.org/10.1016/B978-0-12-374228-5.00008-1].
  7. Colet CF, et al. Análises das embalagens de plantas medicinais comercializadas em farmácias e drogarias do município de Ijuí/RS. Rev Bras P l Medic. Botucatu. Jun. 2015; 17(2): 331-339. [https://doi.org/10.1590/1983-084X/13_027].
  8. Dutta T, Nandy S, Dey A. Etnobotânica urbana de Calcutá, Índia: um estudo de caso de sustentabilidade, conservação e uso pluricultural de plantas medicinais em lojas tradicionais de ervas. Environ Dev Sustain. 2022; 24: 1207–1240. [https://doi.org/10.1007/s10668-021-01493-y].
  9. Gamboa-Gómez CI, et al. Review article: plants with potential use on obesity and its complications. EXCLI J. 2015; 14: 809–831. [https://doi.org/10.17179/excli2015-186].
  10. Enioutina EY, et al. Phytotherapy as an alternative to conventional antimicrobials: combating microbial resistance. Expert Rev Clin Pharmacol. 2017; 1-12. [https://doi.org/10.1080 /17512433.2017.1371591].
  11. Mclaren K. The Development of the CIE 1976 (L*a*b*) uniform colour-space and colour- difference formula. J Soc Dyers Colourists. 2008; 92: 338-341. [https://doi.org/10.1111/j.1478-4408.1976.tb03301.x].
  12. Araújo PN, Guimarães ALA, Moura MRL, Vieira ACM. Quality control of commercial samples of “arnica” (Arnica montana and Solidago chilensis) from Rio de Janeiro, Brazil. Revista Agrogeoambiental, 2021; 13(1): [https://doi.org/10.18406/2316-1817v13n120211561].
  13. Kruger RL, Garbin L, Tiuman TS. Avaliação da qualidade de plantas medicinais distribuídas por uma unidade de saúde de um município do interior do Paraná. RECEN-Rev Ciênc Exatas Nat. 2013; 15(1): 77-94. [https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/2515/2234].
  14. Tada JM, Nardi CPP. Caruncho (Sithophilus sp.) como veiculador de micro-organismos patogênicos no arroz e no milho. Rev Cogitare. 2021; 4(2): 58-67. [https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cogitare/article/view/1925].
  15. Vieira MR, Martins JL, Oliveira ACDS. Determinação de compostos bioativos nas plantas amazônicas coramina (Pedilanthus tithymaloides (L.) Poit.) e mussambê (Tarenaya spinosa (Jacq.) Raf.). Rev Multidiscipl Saúde. 2022; 1-12. [https://doi.org/10.51161/rems/3475].

Autor(es)

Como Citar

1.
Caracterização do perfil físico-químico dos extratos vegetais da Camomila (Matricaria  recutita L., Asteraceae). Rev Fitos [Internet]. 10º de março de 2025 [citado 4º de abril de 2025];19:e1734. Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/1734
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Revista Fitos

Informe um erro
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.