Acadêmica do curso de Medicina na Universidade Estadual do Mato Grosso. Integrante da Liga Acadêmica de Infectologia e da Liga Acadêmica de Psiquiatria de Cáceres. Faço parte dos projetos de extensão TEMET NOSCE, Acolhemed primeiros socorros e do projeto Oncofitness.
Graduanda do curso de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), sexto período (2022/1). Faço parte como ligante da Liga de Oncologia Clínica e Cirúrgica de Cáceres e como secretária da Liga de Neonatologia de Cáceres. Participei como secretária da gestão 2020/1 e 2021/1 da Liga de Pediatria de Cáceres.
Graduanda de medicina pela Universidade Estadual do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), monitora da matéria morfofuncional, voluntária pelo projeto Cruz Vermelha da cidade de Cáceres - MT. Formada em Técnico de Enfermagem pelo Colégio Técnico de Limeira - UNICAMP.
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso.Mestrado em Educação e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática - REAMEC-UFMT/ UNEMAT. Atuou como docente na Educação Básica. Coordenou o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Universitário de Cáceres e da Universidade Aberta do Brasil- UAB/DEAD/UNEMAT. Tem experiência na docência nas áreas de Estágio Curricular Supervisionado e Educação ,Saúde e Sociedade. Atualmente é Docente do Curso de Medicina -UNEMAT , Docente - Colaboradora no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia -PROFBIO/UNEMAT e membro do Laboratório de Biologia Parasitária onde desenvolve projetos de extensão e pesquisa na área de educação em saúde.
Possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru - USP (1989), Especialização em Odontopediatria (USP) e Saúde Coletiva, Mestrado em Saúde Coletiva (2008) e Doutorado em Ciências da Saúde (2015) pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é membro do CIES Municipal e Regional Centro-Oeste, coordenando a Educação Permanente na Secretaria Municipal de Saúde de Cáceres-MT. Docente adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso, curso de medicina. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, hanseníase, odontologia em saúde pública, educação em saúde na escola, estratégias de ensino em métodos ativos, atenção à saúde de crianças, adolescentes e populações vulneráveis. Atualmente, cursando psicologia pelo Centro Universitário Estácio do Pantanal (Unipantanal) e Pós-Doutorado na linha de pesquisa "Esporte: treinamento, pedagogia e aspectos socioculturais" pela Universidade Federal do Mato Grosso.
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (2006), Residência em Fisioterapia Respiratória pela Universidade do Sagrado Coração (2007), Mestrado em Bases Gerais da Cirurgia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) e doutorado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Fisiologia Humana, Reabilitação Cardiorrespiratória e Pilates. Foi professora da Associação de Ensino Superior do Piauí (2011-2013), Faculdade do Piauí (2012), Faculdades INTA (2012-2014) ministrando as disciplinas Fisiologia Humana, Anatomia Humana, Fisiologia do Sistema Regulador, Fisioterapia Cardiovascular, Estágio em Fisioterapia Cardiorrespiratória, Exames Complementares e Fundação de Ensino Superior de Itabira (MG)- Funcesi, ministrando as disciplinas Anatomias I e II, Neuroanatomia e Ética e Deontologia no curso de Fisioterapia. Foi professora das Instituições Associação de Ensino Superior do Piauí e FATEPI/FAESPI. Atuou como professora e coordenadora do curso de bacharelado em Medicina da Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT) e foi professora do curso de Medicina da Idomed Fapan ministrando as disciplinas Tutoria (Bioquímica, Fisiologia e imunologia) e Anatomia dos Sistemas.
A fitoterapia é uma prática integrativa que utiliza ativos de plantas para produção de medicamentos, tendo a sua eficácia e riscos comprovados cientificamente. Além disso, grande parte da população usa plantas medicinais devido ao conhecimento cultural, fácil acesso e baixo custo. Visto isso, esse estudo teve como objetivo analisar a utilização de fitoterápicos e os saberes dos profissionais da saúde na Atenção Primária, considerando que estes podem orientar o manejo desses ativos. Trata-se de um estudo secundário, do tipo revisão integrativa da literatura, no qual utilizou-se os bancos de dados BVS, PubMed e SciElo por meio da combinação dos descritores, em três variações linguísticas: português, inglês e espanhol. Os artigos evidenciaram um baixo nível de conhecimento dos profissionais acerca das plantas medicinais e pouco suporte relacionado à disponibilidade de material didático. Foi identificado que muitos utilizam apenas o conhecimento pessoal para prescrever, colocando os pacientes a riscos de efeitos colaterais adversos. Em suma, há uma lacuna entre o conhecimento e a prática da fitoterapia entre os profissionais, devido à insegurança e ao despreparo na sua abordagem. Logo, para integrar essa prática de forma eficaz, é necessário investir na qualificação dos profissionais, produção de evidências científicas e fomento de políticas públicas.
Referências
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