Notice: unserialize(): Error at offset 89 of 95 bytes in /sites/producao/revistafitos.far/revistafitos_3405/lib/pkp/classes/db/DAO.php on line 338
O mercado de matérias primas para indústria de fitoterápicos | Revista Fitos

O mercado de matérias primas para indústria de fitoterápicos

Rafaela Arns de Castro
Adriana Lenita Meyer Albiero

    Rafaela Arns de Castro

    Universidade Estadual de Maringá, departamento de farmácia. Av. Colombo, 5790, Jardim Universitário, CEP: 87020-100, Maringá, PR.

    Graduada em Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Farmácia.

    Adriana Lenita Meyer Albiero

    Universidade Estadual de Maringá, departamento de farmácia. Av. Colombo, 5790, Jardim Universitário, CEP: 87020-100, Maringá, PR.

    Profª Drª do Departamento de Farmácia, Universidade Estadual de Maringá


Palavras-chave

Fitoterápicos. Insumos farmacêuticos. Plantas medicinais.

Resumo

O intuito deste trabalho foi realizar um levantamento sobre os fornecedores de matérias primas de uma indústria de fitoterápicos de porte médio, classificando-os de acordo com a localização geográfica e representatividade comercial. Os dados obtidos foram confrontados com a literatura existente para posicionar o produtor brasileiro frente à concorrência ao produto importado. A indústria em questão adquire 25 insumos ativos de 12 diferentes fornecedores. O Brasil e a Alemanha representam, individualmente, 34% dos fornecedores com 4 empresas qualificadas. Entretanto, enquanto as empresas alemãs abastecem a indústria com 14 matérias primas (56%), os produtores brasileiros fornecem apenas 5 insumos ativos (20%). Foi possível observar que o Brasil possui reduzida participação comercial no mercado de drogas vegetais a nível mundial e que uma das alternativas para elevar a qualidade e competitividade brasileira pode ser o investimento em capacitação, tecnologia e infraestrutura dos pequenos produtores. O fomento à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, aliado ao fortalecimento da economia nacional, e de políticas públicas estruturadas que permitam a valorização do produto brasileiro também podem ser sugeridos para aumentar a representatividade comercial do país.


Autor(es)

  • Rafaela Arns de Castro
    Universidade Estadual de Maringá, departamento de farmácia. Av. Colombo, 5790, Jardim Universitário, CEP: 87020-100, Maringá, PR.
  • Adriana Lenita Meyer Albiero
    Universidade Estadual de Maringá, departamento de farmácia. Av. Colombo, 5790, Jardim Universitário, CEP: 87020-100, Maringá, PR.

Métricas

  • Artigo visto 2427 vez(es)

Como Citar

1.
O mercado de matérias primas para indústria de fitoterápicos. Rev Fitos [Internet]. 20º de maio de 2016 [citado 22º de janeiro de 2025];10(1):59-72. Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/244

1. DIREITOS CEDIDOS - A cessão total não exclusiva, permanente e irrevogável dos direitos autorais patrimoniais não comerciais de utilização de que trata este documento inclui, exemplificativamente, os direitos de disponibilização e comunicação pública da OBRA, em qualquer meio ou veículo, inclusive em Repositórios Digitais, bem como os direitos de reprodução, exibição, execução, declamação, recitação, exposição, arquivamento, inclusão em banco de dados, preservação, difusão, distribuição, divulgação, empréstimo, tradução, dublagem, legendagem, inclusão em novas obras ou coletâneas, reutilização, edição, produção de material didático e cursos ou qualquer forma de utilização não comercial.

2. AUTORIZAÇÃO A TERCEIROS - A cessão aqui especificada concede à FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ o direito de autorizar qualquer pessoa – física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira – a acessar e utilizar amplamente a OBRA, sem exclusividade, para quaisquer finalidades não comerciais, nos termos deste instrumento.

3. USOS NÃO COMERCIAIS - Usos não comerciais são aqueles em que a OBRA é disponibilizada gratuitamente, sem cobrança ao usuário e sem intuito de lucro direto por parte daquele que a disponibiliza e utiliza.

4. NÃO EXCLUSIVIDADE - A não exclusividade dos direitos cedidos significa que tanto o AUTOR como a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ou seus autorizados poderão exercê-los individualmente de forma independente de autorização ou comunicação, prévia ou futura.

5. DIREITOS RESERVADOS - São reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) os direitos morais sobre as obras de sua autoria e/ou titularidade, sendo os terceiros usuários responsáveis pela atribuição de autoria e manutenção da integridade da OBRA em qualquer utilização. Ficam reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) e/ou TITULAR(es) os usos comerciais da OBRA incluída no âmbito deste instrumento.

6. AUTORIA E TITULARIDADE - O AUTOR declara ainda que a obra é criação original própria e inédita, responsabilizando-se integralmente pelo conteúdo e outros elementos que fazem parte da OBRA, inclusive os direitos de voz e imagem vinculados à OBRA, obrigando-se a indenizar terceiros por danos, bem como indenizar e ressarcir a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ de eventuais despesas que vierem a suportar, em razão de qualquer ofensa a direitos autorais ou direitos de voz ou imagem, principalmente no que diz respeito a plágio e violações de direitos.

7. GRATUIDADE - A cessão e autorização dos direitos indicados e estabelecidos neste Instrumento será gratuita, não sendo devida qualquer remuneração, a qualquer título, ao autor e/ou titular, a qualquer tempo.

Informe um erro