Notice: unserialize(): Error at offset 175 of 268 bytes in /sites/producao/revistafitos.far/revistafitos_3405/lib/pkp/classes/db/DAO.php on line 338
Estudos Etnobotânicos em Comunidades Indígenas no Brasil | Revista Fitos

Estudos Etnobotânicos em Comunidades Indígenas no Brasil

Gabriele Marisco
Rebeca Rocha

    Gabriele Marisco

    Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Departamento de Ciências Naturais Laboratório de Microbiologia, Campus de Vitória da Conquista – BA, Brasil.

    Departamento de Ciências Naturais Campus de Vitória da Conquista – BA, Área de Biologia geral, coordenadora do Laboratório de Microbiologia. 

    Rebeca Rocha

    Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Departamento de Ciências Biológicas Campus de Vitória da Conquista, BA, Brasil.

    Graduanda do curso de Ciências Biológicas.


Palavras-chave

Biodiversidade. Conhecimento tradicional. Plantas medicinais.

Resumo

As plantas são usadas tradicionalmente por várias comunidades indígenas, com potencial medicinal, gerando conhecimento sobre seu uso. A etnobotânica é a ciência que visa resgatar esse conhecimento. Diante disso, este trabalho objetivou discutir dados de estudos etnobotânicos realizados no Brasil com comunidades indígenas, com enfoque em plantas medicinais. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, utilizando as ferramentas de busca PubMed, Portal de Periódicos Capes e Google Acadêmico. Trinta artigos foram selecionados seguindo critérios de inclusão. A região nordeste apresentou o maior número de estudos, em contraste com a região Norte do país, onde poucos trabalhos foram realizados. Foram contabilizados 1541 informantes indígenas, citando aproximadamente 2000 plantas, cujas principais formas de uso das plantas foram o chá e infusão. As doenças mais tratadas estão relacionadas com doenças do aparelho digestivo independente da região do Brasil. A Comunicação com os índios e acesso às aldeias foram algumas dificuldades citadas nos estudos indígenas realizados no Brasil. Diante disso, sugere-se que mais estudos etnobotânicos com comunidades indígenas sejam feitos para contribuir com: a manutenção e preservação do conhecimento indígena; conhecer a biodiversidade das plantas usadas; bem como intensificar a pesquisa de produtos de origem natural com aplicação medicinal.


Autor(es)

  • Gabriele Marisco
    Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Departamento de Ciências Naturais Laboratório de Microbiologia, Campus de Vitória da Conquista – BA, Brasil.
  • Rebeca Rocha
    Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Departamento de Ciências Biológicas Campus de Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Métricas

  • Artigo visto 2391 vez(es)

Como Citar

1.
Estudos Etnobotânicos em Comunidades Indígenas no Brasil. Rev Fitos [Internet]. 1º de dezembro de 2016 [citado 14º de novembro de 2024];10(2):155-62. Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/356

1. DIREITOS CEDIDOS - A cessão total não exclusiva, permanente e irrevogável dos direitos autorais patrimoniais não comerciais de utilização de que trata este documento inclui, exemplificativamente, os direitos de disponibilização e comunicação pública da OBRA, em qualquer meio ou veículo, inclusive em Repositórios Digitais, bem como os direitos de reprodução, exibição, execução, declamação, recitação, exposição, arquivamento, inclusão em banco de dados, preservação, difusão, distribuição, divulgação, empréstimo, tradução, dublagem, legendagem, inclusão em novas obras ou coletâneas, reutilização, edição, produção de material didático e cursos ou qualquer forma de utilização não comercial.

2. AUTORIZAÇÃO A TERCEIROS - A cessão aqui especificada concede à FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ o direito de autorizar qualquer pessoa – física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira – a acessar e utilizar amplamente a OBRA, sem exclusividade, para quaisquer finalidades não comerciais, nos termos deste instrumento.

3. USOS NÃO COMERCIAIS - Usos não comerciais são aqueles em que a OBRA é disponibilizada gratuitamente, sem cobrança ao usuário e sem intuito de lucro direto por parte daquele que a disponibiliza e utiliza.

4. NÃO EXCLUSIVIDADE - A não exclusividade dos direitos cedidos significa que tanto o AUTOR como a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ou seus autorizados poderão exercê-los individualmente de forma independente de autorização ou comunicação, prévia ou futura.

5. DIREITOS RESERVADOS - São reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) os direitos morais sobre as obras de sua autoria e/ou titularidade, sendo os terceiros usuários responsáveis pela atribuição de autoria e manutenção da integridade da OBRA em qualquer utilização. Ficam reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) e/ou TITULAR(es) os usos comerciais da OBRA incluída no âmbito deste instrumento.

6. AUTORIA E TITULARIDADE - O AUTOR declara ainda que a obra é criação original própria e inédita, responsabilizando-se integralmente pelo conteúdo e outros elementos que fazem parte da OBRA, inclusive os direitos de voz e imagem vinculados à OBRA, obrigando-se a indenizar terceiros por danos, bem como indenizar e ressarcir a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ de eventuais despesas que vierem a suportar, em razão de qualquer ofensa a direitos autorais ou direitos de voz ou imagem, principalmente no que diz respeito a plágio e violações de direitos.

7. GRATUIDADE - A cessão e autorização dos direitos indicados e estabelecidos neste Instrumento será gratuita, não sendo devida qualquer remuneração, a qualquer título, ao autor e/ou titular, a qualquer tempo.

Informe um erro