Transição agroecológica: sítio Beija-Flor, município de Prado - BA

Felipe da Cunha Peixoto
Thaís Santos de Souza
Paulo Rogério Lopes

    Felipe da Cunha Peixoto

    Universidade de São Paulo, Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental, Escola Superior de Agricultura Luiz Queiroz (NACE-PTECA- ESALQ/USP), Projeto: Assentamentos Agroecológicos. Av. Pádua Dias, 11, Bairro São Dimas, CEP: 13418-900, Piracicaba, SP, Brasil.

    Possui graduação em Engenharia Agronômica com Ênfase em Agroecologia e Sistemas Rurais Sustentáveis pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba UFSCar/PRONERA (2016). Realizou estágio e foi bolsista na EMBRAPA meio ambiente desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão no projeto "Pontal agroecológico - Alimentos Saudáveis, equilíbrio ambiental, qualidade de vida e desenvolvimento local sustentável", na região do Pontal do paranapanema em unidades demonstrativas de referência agroflorestal e agrosilvipastoril (2013 e 2014). Consultor técnico no projeto "Café Sombreado" Petrobrás geração de renda, na região do Pontal do paranapanema (2015). Atua em projetos de ensino, pesquisa e extensão em áreas de assentamentos agroecológicos na região Extremo Sul da Bahia. Atua junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, nos projetos de Assentamentos Agroecológicos e da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto, Prado/BA, onde se encontra como coordenador e responsável técnico pelo setor produtivo da escola (2017 e 2018). Atua como educador popular nos cursos técnicos subsequentes em Agroecologia, colaborando e ministrando disciplinas pela Escola Popular de Agroecologia.

    Thaís Santos de Souza

    Universidade Federal de São Carlos, Campus São Carlos, Departamento de Ciências Ambientais, CEP: 13565-905. Rod. Washington Luís, km 235, São Carlos, SP, Brasil.

    Possui graduação em Ciências Biológicas com ênfase em Conservação pela Universidade Federal de São Carlos (2019). Realizou estágio na Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto (EPAAEB) contribuindo nos processos de formação em Agroecologia e construção do conhecimento a partir da Equipe Técnica Paulo Kageyama do Projeto Assentamentos Agroecológicos (PAA) (2018). Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes pelo Núcleo de Agroecologia Apetê Caapuã (2019). Bolsista CNPq a partir do projeto ?Distribuição espacial e fenologia de plantas no Cerrado? (2015). Técnica em Meio Ambiente pelo Centro Paula Souza na Escola Técnica Estadual (ETEC) Guaracy Silveira (2011). Tem experiência na área de Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: construção do conhecimento agroecológico, metodologias participativas, transição agroecológica, circuitos curtos de comercialização e agrobiodiversidade.

    Paulo Rogério Lopes

    Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral. Rua Jaguariaíva, 512, Gabinete 2 (Agroecologia), Caiobá, CEP: 83260-000, Matinhos, PR, Brasil.

    Pós-Doutor em Recursos Florestais pela ESALQ-USP. Doutor em Ciências pela USP (ESALQ) na área de concentração manejo e avaliação de agroecossistemas/ conservação da biodiversidade, com tese defendida sobre agricultura de base ecológica, sanidade vegetal e transição agroecológicas em áreas de assentamentos rurais na região do Pontal do Paranapanema/SP. Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de São Carlos e Embrapa Meio Ambiente, com projeto desenvolvido no enfoque de estudos fitosanitários em unidades produtivas familiares (cafeeiras) no Sul de Minas Gerais. Especialista em Educação do Campo e Agroecologia na Agricultura Familiar e Camponesa - RESIDÊNCIA AGRÁRIA (UNICAMP- FEAGRI). Possui graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS e AGRONOMIA. Atuou como educador do curso de Agronomia com ênfase em Agroecologia e sistemas rurais sustentáveis (PRONERA - INCRA/MST/OMAQUESP/FAFI/FERAESP), pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - Campus Sorocaba. Orientou o trabalho de conclusão de curso de 26 de estudantes assentados da reforma agrária do curso de agronomia com ênfase em Agroecologia. Atua em projetos de pesquisa, ensino e comunicação rural agroecológica em áreas de assentamentos rurais da região Extremo Sul da Bahia e do Pontal do Paranapanema na condição de pesquisador/extensionista do NACE-PTECA (ESALQ-USP). Atua junto ao movimento social dos trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nos projetos educativos e agroecológicos da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto, em Prado/BA. Atualmente é coordenador técnico-científico do Projeto Assentamentos Agroecológicos no Extremo Sul da Bahia. Educador da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Litoral. 


Palavras-chave

Transição agroecológica. Assentamentos de Reforma Agrária e sustentabilidade.

Resumo

O presente artigo trata de um relato de experiência realizado com a família “Beija Flor”, no Assentamento Fábio Henrique, no município de Prado-BA, no mês de agosto de 2017. Teve por objetivo fazer uma sistematização das experiências agroecológicas desenvolvidas pela família a partir de metodologias participativas apresentadas durante o I Curso de Introdução à Agroecologia e Manejo Produtivo Sustentável, realizado na Universidade Estadual da Bahia, com o intuito de entender qual impacto as ações estão influenciando no bem viver da família e se as mesmas estão sendo realizadas dentro da perspectiva da agroecologia. Com a utilização de metodologias participativas percebeu-se que a unidade familiar se encontra em processo avançado de transição agroecológica. Apesar de possuir diversas variáveis econômicas, ambientais e sociais passíveis de melhora, verificou-se níveis elevados de sustentabilidade do agroecossistema.

Referências

  1. Gliessman SR. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. 4ª ed. Porto Alegre: UFRGS, 2000. 653p.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Autor(es)

  • Felipe da Cunha Peixoto
    Universidade de São Paulo, Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental, Escola Superior de Agricultura Luiz Queiroz (NACE-PTECA- ESALQ/USP), Projeto: Assentamentos Agroecológicos. Av. Pádua Dias, 11, Bairro São Dimas, CEP: 13418-900, Piracicaba, SP, Brasil.
  • Thaís Santos de Souza
    Universidade Federal de São Carlos, Campus São Carlos, Departamento de Ciências Ambientais, CEP: 13565-905. Rod. Washington Luís, km 235, São Carlos, SP, Brasil.
  • Paulo Rogério Lopes
    Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral. Rua Jaguariaíva, 512, Gabinete 2 (Agroecologia), Caiobá, CEP: 83260-000, Matinhos, PR, Brasil.

Métricas

  • Artigo visto 291 vez(es)

Como Citar

1.
Transição agroecológica: sítio Beija-Flor, município de Prado - BA. Rev Fitos [Internet]. 8º de julho de 2019 [citado 14º de novembro de 2024];13:101-5. Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/743

1. DIREITOS CEDIDOS - A cessão total não exclusiva, permanente e irrevogável dos direitos autorais patrimoniais não comerciais de utilização de que trata este documento inclui, exemplificativamente, os direitos de disponibilização e comunicação pública da OBRA, em qualquer meio ou veículo, inclusive em Repositórios Digitais, bem como os direitos de reprodução, exibição, execução, declamação, recitação, exposição, arquivamento, inclusão em banco de dados, preservação, difusão, distribuição, divulgação, empréstimo, tradução, dublagem, legendagem, inclusão em novas obras ou coletâneas, reutilização, edição, produção de material didático e cursos ou qualquer forma de utilização não comercial.

2. AUTORIZAÇÃO A TERCEIROS - A cessão aqui especificada concede à FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ o direito de autorizar qualquer pessoa – física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira – a acessar e utilizar amplamente a OBRA, sem exclusividade, para quaisquer finalidades não comerciais, nos termos deste instrumento.

3. USOS NÃO COMERCIAIS - Usos não comerciais são aqueles em que a OBRA é disponibilizada gratuitamente, sem cobrança ao usuário e sem intuito de lucro direto por parte daquele que a disponibiliza e utiliza.

4. NÃO EXCLUSIVIDADE - A não exclusividade dos direitos cedidos significa que tanto o AUTOR como a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ou seus autorizados poderão exercê-los individualmente de forma independente de autorização ou comunicação, prévia ou futura.

5. DIREITOS RESERVADOS - São reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) os direitos morais sobre as obras de sua autoria e/ou titularidade, sendo os terceiros usuários responsáveis pela atribuição de autoria e manutenção da integridade da OBRA em qualquer utilização. Ficam reservados exclusivamente ao(s) AUTOR(es) e/ou TITULAR(es) os usos comerciais da OBRA incluída no âmbito deste instrumento.

6. AUTORIA E TITULARIDADE - O AUTOR declara ainda que a obra é criação original própria e inédita, responsabilizando-se integralmente pelo conteúdo e outros elementos que fazem parte da OBRA, inclusive os direitos de voz e imagem vinculados à OBRA, obrigando-se a indenizar terceiros por danos, bem como indenizar e ressarcir a FIOCRUZ - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ de eventuais despesas que vierem a suportar, em razão de qualquer ofensa a direitos autorais ou direitos de voz ou imagem, principalmente no que diz respeito a plágio e violações de direitos.

7. GRATUIDADE - A cessão e autorização dos direitos indicados e estabelecidos neste Instrumento será gratuita, não sendo devida qualquer remuneração, a qualquer título, ao autor e/ou titular, a qualquer tempo.

Informe um erro
Deprecated: urlencode(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /sites/producao/revistafitos.far/revistafitos_3405/plugins/generic/coins/CoinsPlugin.php on line 131