Projeto Beth Bruno: nas comunidades da Amazônia, a união do saber popular e das práticas integrativas e complementares

Luciana Prado Hadid Chammas

    Luciana Prado Hadid Chammas

    Instituto Healing (Projeto Beth Bruno), Rua Joaquim Nabuco , N° 47 Conj. 137, Brooklin Paulista, CEP 04621-000, São Paulo, SP, Brasil.

    Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989). Atualmente é diretora - Blossom Educação em Terapias Integrativas, atuando principalmente nos seguintes temas: florais de bach, terapia floral, edward bach, florais e naturologia.


Palavras-chave

Projeto Beth Bruno
PICS
Saber popular
Capacitação

Resumo

O Projeto Beth Bruno nasceu em Santarém, no Pará, em 2010, com o propósito de capacitar lideranças comunitárias, como cuidadores (terapeutas naturalistas) e agentes multiplicadores de saúde, para que pudessem cuidar de suas comunidades, utilizando como recursos as práticas integrativas e complementares. Desde então, este Projeto vem beneficiando uma população composta por pessoas de comunidades de baixa renda da periferia das cidades e moradores da zona rural, normalmente famílias que trabalham em locais distantes dos grandes centros. A proximidade da floresta, com sua força e presença marcantes, deu a essa população características próprias. Uma delas é o uso das plantas nas diferentes demandas do cotidiano: na alimentação, nos remédios naturais, na produção artesanal de utensílios domésticos e na criação de bijuterias. O meio ambiente, por sua vez, também desempenhou um papel importante na formação daquela sociedade e de seus costumes. O Projeto Beth Bruno contempla, hoje, comunidades de outras regiões do estado do Pará, e de outros estados como: Maranhão, Piauí e Roraima.

Referências

  1. World Health Organization-WHO. Traditional Medicine Strategy 2002-2005. Genebra: WHO, 2002.
  2. BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Medicina Natural e Práticas Complementares. Brasília, 2010.
  3. BRASIL. Ministério da Saúde. As Cartas da Promoção da Saúde. Brasília, 2002.
  4. Barnard J. Coletânea de Escritos de Edward Bach. São Paulo: Editora Blossom, 2ª edição, 2018.

Autor(es)

  • Luciana Prado Hadid Chammas
    Instituto Healing (Projeto Beth Bruno), Rua Joaquim Nabuco , N° 47 Conj. 137, Brooklin Paulista, CEP 04621-000, São Paulo, SP, Brasil.

Métricas

  • Artigo visto 545 vez(es)

Como Citar

1.
Projeto Beth Bruno: nas comunidades da Amazônia, a união do saber popular e das práticas integrativas e complementares. Rev Fitos [Internet]. 30º de setembro de 2020 [citado 21º de novembro de 2024];14(3):355-64. Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/872
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Revista Fitos

Informe um erro