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Assistência farmacêutica em fitoterapia na gravidez e amamentação: relato de experiência

    Drª Raquel Regina Duarte Moreira

    Universidade Estadual Paulista

    OrcID https://orcid.org/0000-0002-6457-7402

    Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985), mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia Aplicada) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Especialização em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (1986). Realizou Pós-Doutorado na Faculdade de Farmácia na Universidade de Coimbra, Portugal (2013-2015). Atualmente é professor assistente doutor na Disciplina de Farmacognosia, Faculdade de Ciências Farmacêuticas - UNESP. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Fitoterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: composição química e atividades antimicrobiana e antiparasitária de óleos essenciais; farmacovigilância; Práticas Integrativas e Complementares aplicadas a Saúde Pública, educação em saúde, atenção básica a saúde, saúde coletiva, interações medicamentosas e Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos e Medicamentos. 

    Profª Maria Eduarda Senna Pierri

    Universidade Estadual Paulista

    OrcID https://orcid.org/0000-0003-0458-5993

    Graduanda em Farmácia-Bioquímica na UNESP-Araraquara. Idealizadora do projeto independente de resgate de saberes e medicinas populares DAS.FLORES (2014), criadora do movimento Slowpharmacy no Brasil (2018). PROJETOS DE PESQUISA: ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA EM FITOTERAPIA NA GRAVIDEZ E AMAMENTAÇÃO,2018; Pesquisa de extensão: PROJETO CORREDOR VERDE AGROFLORESTAL: Tecnologia social para o plantio e produção de alimentos saudáveis, com geração de renda, recuperação de manancial urbano e educação socioambiental em área de alta vulnerabilidade social no município de Araraquara (SP), 2019. PESQUISA DE EXTENSÃO: IMPLEMENTAÇÃO PROJETO PILOTO DE FARMÁCIA VIVA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM ARARAQUARA: CAMINHOS (2020-2023) O Programa ?Farmácias-Vivas?

    Prof.ª Marina Soares Straci

    Universidade Estadual Paulista

    OrcID https://orcid.org/0009-0009-9797-9617

    Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Etnobotânica e Etnofarmacologia

    Prof.ª Ayra Caroline Monteiro Martha

    Universidade Estadual Paulista

    OrcID https://orcid.org/0009-0005-8205-2916

    Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Tem experiência na área de educação e saúde, com ênfase em grupos de trabalho e elaboração de material educativo.

    Prof.ª Gardenha da Silva Rosa

    Universidade Estadual Paulista

    OrcID https://orcid.org/0000-0001-9228-7579

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. Especialista em Farmacologia Clínica e Prescrição Farmacêutica pela Faculdade Catedral/ I-BRAS (2017). Possui graduação em Farmácia pela ASSOCIACAO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUI-AESPI (2015) e graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual do Piauí (2007). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia clínica, assistência e atenção farmacêuticas.


Palavras-chave

Resumo

Relatou-se uma experiência de atividades desenvolvidas por alunos do curso de Farmácia da UNESP, Campus Araraquara, participantes de um projeto de extensão universitária intitulado “Assistência Farmacêutica na Gravidez e Amamentação”, desenvolvido na Associação de Mulheres “ONG Bebê a Bordo”, com ênfase nas plantas medicinais. Foram realizadas rodas de conversa, palestras, dinâmicas de grupo, distribuição de materiais educativos, abordando o tema uso racional de plantas medicinais na gravidez e amamentação. As ferramentas educativas adotadas pelos estudantes foram satisfatórias e bem aceitas pelas mulheres. Ao final das atividades observou-se uma enorme satisfação por parte dos estudantes em perceberem a importância da aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos no âmbito da Universidade em prol da comunidade, e de como o conhecimento não é absoluto, mas se constrói a partir de trocas de experiências. Evidenciou-se a importância de atividades de extensão, através de atividades educativas na área de Assistência Farmacêutica em Fitoterapia no âmbito da saúde materno-infantil. Os estudantes relataram que o contato com a comunidade, lhes proporcionou experiência de vida e troca de saberes, levando a uma formação mais humanizada como futuros profissionais da saúde.

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Autor(es)

Como Citar

1.
Assistência farmacêutica em fitoterapia na gravidez e amamentação: relato de experiência. Rev Fitos [Internet]. 26º de agosto de 2024 [citado 30º de março de 2025];18:e1168. Disponível em: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/1168
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