- Published date
- 31/03/2020
-
É com imensa satisfação que a Revista Fitos publica mais uma edição, volume 14, número 1.
Neste primeiro número do ano apresentamos nove artigos de pesquisa e uma revisão, conforme título e resumos abaixo:
Atividade antimicrobiana de polifenóis isolados das folhas de Schinopsis brasiliensis (Engl.) guiado por bioautografia - O objetivo deste estudo foi apresentar a atividade antimicrobina frente S. aureus, Staphylococcus coagulase, Enterococcus faecalis, Pseudomonas aeruginosa e Escherichia coli.
Atividade antimicrobiana do óleo essencial de Melaleuca e sua incorporação em um creme mucocutâneo - Óleos essenciais com atividade antimicrobiana têm despertado interesse como alternativa terapêutica. Esse trabalho teve por objetivo identificar a concentração inibitória mínima (CIM50) do óleo de Melaleuca frente a três importantes espécies, Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Candida albicans.
Determination of aristolochic acids I and II in Brazilian sugar cane spirit infusions “milhomem” commonly used in northeast Brazil as popular drinks – O objetivo deste trabalho foi apresentar os ácidos aristolóquicos (AA), componentes fitoquímicos encontrados em plantas do gênero Aristolochia pertencentes à família Aristolochiaceae. Esses compostos possuem um ácido nítrico fenantreno carboxílico e são relatados como cancerígenos, mutagênicos e nefrotóxicos. As infusões de aguardente de cana-de-açúcar contendo espécies de Aristolochia são comumente usadas no Brasil como bebidas populares, na total ausência de informações científicas.
Emetine and cephaeline production and regulation by in vitro propagation of Psychotria ipecacuanha (Brot.) Stokes in semi-solid media and temporary immersion bioreactor - Psychotria ipecacuanha é uma espécie conhecidas pelas propriedades medicinais, que está criticamente ameaçada devido à exploração excessiva de suas populações naturais. Embora as dificuldades na propagação convencional por sementes e por propagação vegetativa sejam geralmente entendidas, o presente estudo aprimora nosso conhecimento ao descrever protocolos eficientes de regeneração de plantas e indução de raízes para P. ipecacuanha, enquanto compara o conteúdo de alcalóides (emetina e cefelina) em tecidos derivados in vitro.
Estratégia de patenteamento de derivados de Cannabis sativa para obtenção da anuência prévia da ANVISA - O uso de Cannabis sativa de forma medicinal tem aumentado a cada ano, principalmente pela capacidade de proporcionar alívio imediato dos sintomas de problemas de saúde, tais como convulsões, depressão e insônia. O objetivo deste artigo é apresentar estratégias de patenteamento de produtos e processos à base de fitocanabinoides para obtenção da anuência prévia de pedidos de patentes pela ANVISA.
Evaluación de la genotoxicidad de extractos acuosos de hojas de Moringa oleifera Lam. (Moringaceae) utilizando el test de Allium cepa - M. oleifera é uma árvore distribuída em áreas tropicais e subtropicais amplamente utilizada na medicina tradicional para tratar várias afecções. As maiores concentrações dos extratos aquosos testados mostraram maior inibição da mitose em relação aos controles, mas não foram encontrados efeitos genotóxicos, embora as concentrações utilizadas no experimento não sejam usuais para M. oleífera na medicina tradicional.
Extração de substâncias pécticas do mesocarpo de Passiflora nitida Kunth. Passifloraceae - Passiflora nitida Kunth. (maracujá-do-mato) nativa do Brasil com ocorrências nas regiões norte, nordeste e centro-oeste. O objetivo deste estudo foi extrair substâncias pécticas do mesocarpo de P. nitida.
Obtenção e avaliação de sistemas micelares contendo extrato de frutos do oiti (Licania tomentosa (Benth.) Fritsch) - O objetivo deste trabalho foi desenvolver e caracterizar formulações de sistemas micelares, organogéis e emulsões (O/A), veiculados ou não ao extrato etanólico do fruto do oiti (Licania tomentosa (Benth.) Fritsch), visando seu uso tópico.
Uso de plantas medicinais por idosos adscritos à atenção primária em Porto Alegre/RS e potenciais interações planta-medicamento - O objetivo deste estudo foi pesquisar a utilização de plantas medicinais por idosos diabéticos, hipertensos e polimedicados vinculados à Unidade de Saúde Costa e Silva, Porto Alegre/RS e descrever potenciais interações entre as plantas e os medicamentos utilizados, conforme literatura. Demonstrou-se que além dos medicamentos prescritos estes idosos têm como prática de cuidado o uso de chás medicinais, destacando-se a marcela (Achyrocline satureioides) e a camomila (Matricaria chamomilla).
Composição química, atividade biológica e segurança de uso de plantas do gênero Mikania -Mikania, o guaco é utilizado popularmente há muitos anos, devido às propriedades medicinais atribuídas às folhas, incluindo a ação tônica, depurativa, antipirética e broncodilatora, além de estimulante do apetite e antigripal. Nesse trabalho, apresentou-se uma revisão sobre plantas do gênero Mikania, incluindo a farmacobotânica, a composição química, atividades biológicas e farmacológicas, interações medicamentosas, toxicidade e controle de qualidade.
Agradecemos a colaboração de toda a equipe editorial da Revista Fitos que colaborou para este resultado e, em especial, aos autores pela prontidão e interação nas avaliações de edição de texto e leituras de provas, quando solicitados.
Yolanda Arruda