- Published date
- 08/07/2019
-
A Política Editorial da Revista Fitos prevê a publicação de, pelo menos, um Suplemento ao ano. Alguns Suplementos são organizados com trabalhos apresentados em eventos científicos, como é o caso deste que traz os trabalhos científicos apresentados no I ENCONTRO TERRITORIAL DE AGROECOLOGIA NO EXTREMO SUL DA BAHIA.
A Agroecologia é uma das áreas da Revista que recebe submissão de manuscritos e é de extrema importância para o cultivo de plantas medicinais, na medida em que traz a perspectiva ecológica e se utiliza de técnicas de preservação do meio ambiente, sem uso de agrotóxicos ou fertilizantes químicos, que impossibilitam a utilização na produção de fitomedicamentos.
Diferentemente da agricultura convencional, a Agroecologia tem como princípio a sustentabilidade, utiliza os ecossistemas agrícolas como unidades básicas de análise e adota uma abordagem ampla dos processos agrícolas. É entendida como uma ciência integradora que agrega conhecimentos de outras ciências, além de saberes populares e tradicionais provenientes de experiências de agricultores familiares, de comunidades indígenas e camponesas.
O conhecimento agroecológico se constrói na sistematização e consolidação de saberes e práticas, convertendo os conhecimentos empíricos tradicionais em conhecimentos com bases e metodologias científicas, visando a sociobiodiversidade e a agricultura ambientalmente sustentável, economicamente eficiente e socialmente justa.
O leitor encontrará neste Suplemento a reunião de uma variedade de assuntos, estudos e discussões que provocarão um interesse para ampliação do conhecimento nessa área. Destaca-se, também, a presença de metodologias qualitativas de pesquisa e práticas específicas de intervenção no campo.
No editorial, o Editor Paulo Lopes apresenta o significado e estrutura do evento que gerou esta produção científica. Convidamos os leitores a um passeio pelas diferentes experiências relatadas.
Boa leitura!