v. 15 n. 2 (2021)

Publicado em 30/06/2021

PDF

  • Ver descrição da edição

    Neste número 2 a revista Fitos publica artigos de pesquisa, relato de experiência, revisão e perspectiva.

    Autenticidade de amostras de Maytenus ilicifolia Mart. ex Reissek comercializadas em mercados. O presente estudo avaliou a autenticidade de Maytenus ilicifolia Mart. ex Reissek (Celastraceae) “espinheira-santa”, comercializada em mercados de ervas de São Mateus (ES). O estudo foi realizado por meio da caracterização de comparação anatômica foliar de amostras de M. ilicifolia in situ e comercializada. A espécie é nativa da região sudeste do Brasil, se adapta melhor a climas quentes e é utilizada na medicina popular no tratamento de doenças estomacais.  Os resultados mostram que as estruturas anatômicas foliares de M. ilicifolia in situ, comparadas com as amostras da Casa Natural e do Mercado Municipal, diferem quanto à disposição dos feixes vasculares na nervura central.

    Atividade antimicrobiana in vitro das frações apolares dos extratos de folhas de Alpinia zerumbet e A. purpurata. Este trabalho avaliou a atividade antimicrobiana in vitro das frações dos extratos brutos hidroalcóolicos das folhas: hexano, diclorometano, acetato de etila e butanólico de Alpinia zerumbet (Pers.) B.L. Burtt et R.M. Sm. e A. purpurata (Vieill) K. Schum (ambas da família Zingiberaceae) pelo método de difusão em ágar gota a fim de triar os principais compostos envolvidos na atividade antimicrobiana. Folhas de A. zerumbet e plantas adultas de A. purpurata foram coletadas e então secas e maceradas em etanol 70%. As frações de diclorometano foram analisadas por cromatografia gasosa/espectrometria de massa (GC/MS). A fração diclorometano exibiu atividade antifúngica promissora contra os seguintes fungos testados: Cryptococcus neoformans, Fonsecaea pedrosoi, Trichophytoon rubrum, Microsporium canis e M. gypseum.

    Capacidade de formação de biofilme por cepas bacterianas e ação antibiofilme do extrato de Lafoensia pacari. O presente estudo buscou quantificar e classificar a produção de biofilme por microrganismos frequentemente encontrados em Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde (IRAS) e de linhagens isoladas de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de testar a atividade antibiofilme do extrato das folhas da Lafoensia pacari. Utilizou-se o método de quantificação de biomassa com cristal violeta e leitura a 570nm. Obteve-se maior produção de biofilme por bactérias do grupo das gram-negativas como Pseudomonas aeruginosa isolada de um colchão e entre as gram-positivas destaca-se a E. faecalis (ATCC 19429).

    Ethnobotanical study of anti-malarials among communities in the municipal of Portel-PA (Brazil). Este estudo teve por objetivo revisar a literatura e documentar o uso de plantas medicinais, tradicionalmente empregadas pelas comunidades ao longo do rio Aruanã, no município de Portel-PA, para tratamento da malária e sintomas relacionados, base para futuras pesquisas etnofarmacológicas. Embora este seja o primeiro estudo etnobotânico nesta região, o perfil socioeconômico também foi avaliado. Os dados etnobotânicos foram coletados por entrevistas semiestruturadas com 23 participantes, que citaram 29 espécies usadas para prevenir e/ou curar a malária e sintomas relacionados. As plantas medicinais colhidas na natureza e cultivadas em jardins têm sido tradicionalmente usadas para tratar a malária e sintomas relacionados entre as comunidades ribeirinhas.

    Uso de plantas medicinais por usuários da Atenção Primária à Saúde em Mossoró/RN: contribuição para profissionais prescritores. O objetivo deste trabalho foi analisar o uso de plantas medicinais por usuários da Atenção Primária à Saúde em Mossoró, RN, Brasil. Fez-se um levantamento, por entrevistas, com questionário semiestruturado a 100 participantes. Desses, 84% afirmaram utilizar plantas medicinais, principalmente para afecções do sistema digestivo, respiratório, transtornos mentais e comportamentais. Mencionou-se 54 espécies vegetais. A espécie com maior valor de uso foi Cymbopogon citratus, e transtornos mentais e comportamentais a categoria de maior consenso entre os informantes. A maioria das espécies medicinais relatadas estão descritas em compêndios oficiais, Formulário de Fitoterápicos e Memento Fitoterápico da Farmacopeia Brasileira. O conhecimento sobre plantas medicinais validadas é útil para os profissionais prescritores na orientação do uso racional e correto de plantas medicinais.

    Variação intraespecífica na composição e teor do óleo essencial de Lippia thymoides. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar possíveis fatores que interferem no teor e composição química do óleo essencial de folhas e flores de Lippia thymoides, planta aromática e medicinal nativa na Caatinga e Cerrado brasileiros. Para determinação do teor de óleo essencial foi empregado aparelho de Clevenger. O óleo essencial obtido foi avaliado por cromatografia gasosa acoplada a espectrômetro de massas. Foi detectada apenas variação interindividual. A análise da composição química do óleo essencial revelou timol, metiltimol e p-cimeno como componentes majoritários. Concluiu-se que a coleta pode ser realizada a qualquer hora do dia, e uma nova coleta pode ocorrer após a recuperação da planta sem comprometer o teor de óleo essencial e sua composição química.

    Repartição de benefícios à luz da Lei nº 13.123/2015: casos de empresas com acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado. O objetivo deste trabalho foi apresentar um breve estudo sobre a legislação aplicável às atividades de pesquisa e desenvolvimento que utilizam espécies vegetais, trazendo alguns casos de compartilhamento de benefícios e demonstrando sua importância para empresas, universidades e comunidades tradicionais. Foram analisados normas e procedimentos da Lei nº 13.123/2015 e do Decreto nº 8.772/2016. Realizou-se investigação e discussão sobre casos de sucesso na repartição de benefícios. A legislação de acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado, tem relação direta com a repartição de benefícios para as comunidades envolvidas.

    Comparação dos conhecimentos entre agentes comunitários de saúde de zonas rurais e urbanas sobre o tratamento com plantas medicinais. O objetivo desse artigo foi comparar conhecimentos, conhecer as indicações e utilizações das plantas medicinais por agentes de saúde de zonas rurais e urbanas da cidade de Petrolina, PE. Trata-se de um estudo transversal e descritivo, no qual participaram 84 agentes de saúde de zonas rurais e urbanas do município. Foram realizadas entrevistas individuais com utilização de um questionário semiestruturado. Os resultados mostraram que os agentes atuantes em áreas rurais indicavam e usavam as plantas medicinais com mais frequência, e as plantas medicinais mais citadas pelos participantes foram Lippia alba (Mill.) N.E.Br. Ex Britton & P. Wilson (erva cidreira); Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf (capim santo), Matricaria chamomilla (L.) Rauschert (camomila) e Plectranthus barbatus Andrews (falso-boldo).  Apesar da utilização frequente das plantas medicinais, os profissionais pesquisados necessitavam de capacitação em fitoterapia para o uso racional e seguro, como forma alternativa de tratamento.

    Percepções sobre o uso de plantas medicinais por profissionais de áreas rurais e urbanas em cidade no nordeste do Brasil. O objetivo desse estudo foi saber se os médicos, cirurgiões-dentistas e enfermeiros das unidades de saúde do município de Juazeiro, BA têm o conhecimento e percebem a importância da utilização e das indicações das plantas medicinais e dos fitoterápicos. Trata-se de um estudo transversal, exploratório e descritivo, no qual participaram 56 profissionais de nível superior. Os dados foram obtidos por entrevista individual, em formulário semiestruturado. Adotou-se para a análise estatística, o teste de Pearson qui quadrado, com nível de significância de p<0,05. As plantas mais citadas pelos médicos foram Valeriana officinalis L. e Matricaria recutita L., pelos enfermeiros foram Plectranthus barbatus A. e Passiflora edulis S. e pelos dentistas foram Punica granatum L. e Mentha piperita L. Concluiu-se que os profissionais do município necessitam de capacitação sobre essa alternativa terapêutica.

    Etnobotânica sobre plantas medicinais na localidade do Jombe I - Conda, província do Cuanza Sul, Angola. O objetivo desse estudo foi recolher informação etnobotânica, entre setembro de 2019 à março de 2020, das plantas medicinais utilizadas na localidade Jombe I, Conda, Cuanza-Sul, Angola, estado rico em diversidade cultural e em recursos florísticos. O estudo baseou-se na Etnografia, Antropologia e Botânica, combinando as técnicas de entrevista, observação participativa e herborização. Dezessete (17) entrevistas resultaram a percepção de 94 etnoespécies. Os informantes foram as autoridades tradicionais, ervanários aposentados, parteiras tradicionais e as entidades eclesiásticas. Este trabalho resultou na coleta de 76 espécies de plantas, para identificação científica e herborização, no Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul (ISPCS). Quanto ao uso medicinal a Cochlospermum angolense, Chenopodium ambrosioides e a Steganotaenia araliácea são as mais utilizadas. Concluiu-se que o conhecimento autóctone e a conservação destes recursos carecem de estudos profundos.

    Finalizamos esta apresentação agradecendo a todos que tornaram possível essa publicação.

    Boa leitura!

Artigo de Pesquisa

30/06/2021

Atividade antimicrobiana in vitro das frações apolares dos extratos de folhas de Alpinia zerumbet e A. purpurata

Cristiane Pimentel Victorio, Davi Oliveira e Silva, Daniela Alviano, Celuta Alviano, Ricardo Machado Kuster, Celso Luiz Salgueiro Lage
136-143

PDF (Inglês) HTML (Inglês) XML (Inglês) MP3 (Inglês)

30/06/2021

Autenticidade de amostras de Maytenus ilicifolia Mart. ex Reissek comercializadas em mercados de São Mateus, ES, Brasil

Fabiane Fonseca Ribeiro, Livia Zottele, Izabela Ferreira Ribeiro, Natane Sartor de Oliveira, Thassyane Rios Reis, Elisa Mitsuko Aoyama, Luis Fernando Tavares de Menezes
144-152

PDF HTML XML MP3

30/06/2021

Capacidade de formação de biofilme por cepas bacterianas e ação antibiofilme do extrato de Lafoensia pacari (Lythraceae)

Danilo Pavão e Pavão, Francyelle Costa Moraes, Brendha Luanny Moreira Ribeiro, Flávio Guilherme Rodrigues Costa, Marcos Bispo Pinheiro Camara
153-165

PDF HTML XML MP3

30/06/2021

Uso de plantas medicinais por usuários da Atenção Primária à Saúde em Mossoró/RN: contribuição para profissionais prescritores

Clara Maria Germano Cidrack do Vale , Vitoria Fior de Freitas , Adria Raiane de Souza Silva , Murilo Tomaz Rocha , Laura de Quadros Casimiro , Lucas Henrique Mendonca Uchoa Borges , Emanuel Kennedy Feitosa Lima , Carlos Campos Câmara , Teresinha Silva de Brito
178-191

PDF HTML XML MP3

30/06/2021

Variação intraespecífica na composição e teor do óleo essencial de Lippia thymoides

Patrícia Baier Krepsky, Dilaine Suellen Caires Neves, Gabriela Nunes Santana
192-203

PDF HTML XML MP3

Relato de Experiência

30/06/2021

Comparação dos conhecimentos entre agentes comunitários de saúde de zonas rurais e urbanas sobre o tratamento com plantas medicinais

Braz José do Nascimento-Junior, Ellen Rodrigues de Souza, Eliúde Antunes Vital, Karina Araújo Lopes, Dayse Caroline Mota Silva, Rosy Kátia Souza Gonçalves, Lidione Brito Souto, Denes Dantas Vieira
217-230

PDF HTML XML MP3

30/06/2021

Percepções sobre o uso de plantas medicinais por profissionais de áreas rurais e urbanas em cidade no nordeste do Brasil

Braz José do Nascimento Júnior, Fernanda Maira Gomes Andrade Lima, Carlos Ramon da Anunciação Rocha, Rosy Kátia Souza Gonçalves, Lidione Brito Souto, Denes Dantas Vieira
231-241

PDF HTML XML MP3

Informe um erro